segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PORQUE O PAPA USA O SÍMBOLO DA CRUZ INVERTIDA? (CRUZ DE SÃO PEDRO)


CRUZ INVERTIDA? 

cruz invertida, também conhecida como a cruz de São Pedro, tem sido vista como um símbolo satânico por grupos fundamentalistasevangélicos, mas o seu uso por seitas satânicas é tardio. Historicamente, tem sido usada pelo clero romano como um símbolo de humildade, já que na tradição católica Pedro teria se recusado a ser crucificado como Cristo e pedido para ser martirizado de cabeça para baixo [1].

Apesar de ser protestante, não acho honesto mentir para criticar a religião alheia. Acusar o papa de usar um símbolo satânico é um anacronismo gritante que revela a ignorância em relação à história da igreja.

Nota:
[1] Há várias referências a esse episódio em documentos dos primeiros séculos. Podemos destacar dois: “Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo (Orígenes, Com. in Genes. 3). “Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo (Eusébio de Cesaréia, História Eclesiástica 3,1).

Fontes: symboldictionary.net
CESARÉIA, Eusébio de. História Eclesiástica. Tradução de Wolfgang Fischer. São Paulo: Novo Século, 2002.COMBY, Jean. Para leer la historia de la iglesia - De los orígenes al siglo XV. Estella: Verbo Divino, 1993. 

Crédito da imagem:Giotto di Bondone
O martírio de Pedro (detalhe)
c. 1330
Têmpera sobre painel
Pinacoteca, Vaticano

Identidade qual é a sua? quem é você

Daniel 1.8

Vivemos em um mundo dominado por conceitos que estão totalmente aquém daquilo que Deus tem para nós. Conceitos ruins, falsas verdades, quebra do sagrado, e o profano aumentando cada vez mais. Diante de tantas "novas" informações ditadas pelo mundo, pela mídia, percebo pessoas totalmente influenciadas, sem identidade, totalmente manipuladas. Na época de Daniel não era diferente, pois afinal O rei queria influenciar, queria contaminar as pessoas e ainda hoje exite esse tipo de império reinando em nossos dias, e com isso temos visto muitos jovens sendo contaminado. O interessante é que muitos do jovens que tem se contaminado são os  jovens que fazem parte de uma "Comunidade Evangélica" seja ela de qualquer denominação. De tanto comer do manjar do Rei beber do vinho do Rei, já não sabemos mais distinguir um Jovem da Igreja comprometido, e um Jovem do mundo. A prova disso é a quantidade de jovens, no tráfico, na prostituição e etc.. não conseguimos ganhá-los para Cristo, por que muitos de nós também nos alimentamos com os mesmos conceitos que eles se alimentam. Jovem de Deus qual é a sua identidade? quem é você? será que podemos dizer o que Daniel disse? ao cabo de alguns dias veja a nossa aparência e a deles,  quem come legumes com Deus, e quem se alimenta dos manjares do mundo

Alexandre Reis